quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Feios: Feios, perfeitos, especiais e extras - Gabriel Gomes


                    






Nome: Feios (série)
Autor: Scott Westerfeld
Editora: galera
Classificação:9,5




Primeiro fato: as capas desses livros me assustam;
Parecem que eles estão olhando pra você, é perturbador.

Sinopse feios:

Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito. Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito.

 Sinopse perfeitos:

Tally agora é uma perfeita - deslumbrante e avoada. As festas nunca acabam em Nova Perfeição, e os feitos de seus dias de feia deram a Tally uma reputação inigualável. Agora, tudo que ela precisa fazer é esperar ser aceita entre os Crims, um grupo de perfeitos que se diverte testando os limites da cidade, mas isso não deve demorar muito - com seu histórico de rebeldia e com Zane, o líder do grupo, ao seu lado... Mas nem tudo corre de acordo com o esperado na grande festa dos Crims - um enfumaçado entra de penetra na festa e isso traz de volta lembranças esquecidas há tempos, em uma certa mesa de cirurgia... A Fumaça, apesar do golpe dado pelos Especiais, não está derrotada. Das imensidões desertas longe das cidades, os enfumaçados continuam a lutar e se rebelar contra as imposições da Divisão de Circunstâncias Especiais. E, de repente, Tally se vê forçada a escolher entre viver na bela ilusão de felicidade, em Nova Perfeição, ou enfrentar a realidade e se juntar à Fumaça... mais uma vez.

Sinopse especiais:

Tally sempre esteve à frente do seu tempo e pronta para fazer truques super borbulhantes antes mesmo de ir para Nova Perfeição. Seja enquanto feia ou perfeita, ela nunca foi uma menina comum. Mas nem mesmo Tally podia imaginar que, não somente seria escolhida para se tornar uma Especial, como também acabaria sendo um dos membros mais importantes da Circunstâncias Especiais — uma Cortadora. Tally agora é praticamente uma arma letal, com reflexos ultrarrápidos, dentes e unhas afiadas e uma beleza cruel. Mas o mais importante de tudo é que Tally passa a ver e sentir o mundo de uma maneira diferente, uma maneira sagaz. Agora tudo é muito claro na sua cabeça e nenhuma emoção de avoado atrapalha sua mente concentrada — ou pelo menos não deveria... Quando finalmente a Nova Fumaça é descoberta e Tally tem a oportunidade de acabar com todos os rebeldes de uma vez por todas, Zane ressurge em sua vida e fragmentos de sua memória começam a renascer e a criar uma verdadeira revolução na cabeça de Tally. Tudo agora passa a depender de uma decisão: escutar esse último suspiro fraco do seu coração ou seguir seus instintos de Especial, e dar continuidade à missão para qual foi treinada. De uma maneira ou de outra, Tally vai mudar para sempre seu destino e, como de costume, vai provar que não é como os outros.

 Sinopse extras:

No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

                                                                ********

Os livros são muito bem escritos, a história é original e sensacional. A sacada de inserir uma nova personagem em Extras foi genial e só tenho elogios pra esse livro.
Amei a Tally e a Aya. Os personagens são bem escritos mas não vi uma real diferença entre as duas. A Tally e a Aya são perturbadoramente parecidas. É talvez eu tenha uma crítica mas seria só essa. O resto dos quatro livros são perfeitos, super recomendo.

                                                                ********

Jogos Vorazes X Feios

É interessante pensar nessa série e associa-la a Jogos Vorazes, as duas são distópicas (obviamente) mas as semelhanças não param por aí.

Tally X Katniss (com uma pequena exceção de extras pois o último livro da série não é centrado em Tally; para esse Scott criou uma outra personagem principal)

As duas começam suas histórias estando no lado mais "pobre" desses mundos
As duas tem que enfrentar o sistema
As duas são garotas fortes e com pulso firme
As duas não são necessariamente muito "heroicas"
As duas tem mais semelhanças que vocês com certeza poderão encontrar mas vou parar por aqui.

*Isso também não muda muito com a personagem Aya Fuse porém a única semelhança de Extras com Jogos Vorazes é a de Aya e Katniss, não muito mais que isso.

Uma diferença gritante entre as personagens principais é que enquanto Tally estava feliz com a ideia de ser uma feia e depois dos dezesseis anos virar perfeita. Já Katniss não gosta tanto dos jogos anuais e do distrito 12...

Claro que se nossa vencedora da septuagésima quarta edição dos jogos vorazes vivesse em um mundo supostamente perfeito como o de feios ela não agiria assim...

Moda:

Feios:  Todos passam por cirurgias ao completarem 16 anos para se tornarem perfeitos. Todos ficam lindos e depois vão para uma vila onde todos vivem em festas vinte quatro horas por dia sem nenhuma preocupação.

Jogos Vorazes: Todos que vivem na Capital passam os dias contando quanto tempo falta para os jogos vorazes, um jogo em que são postos crianças para lutarem entre si até que só sobre uma viva.

Feios: Depois que Tally libertou o mundo da era da perfeição, muitas pessoas ficaram viciadas em cirurgias e faziam coisas loucas como usar um tipo de células especiais para ficar invisível, colocar cobras no lugar de dedos, enfim: tudo em nome da moda.

Jogos Vorazes: Na capital as pessoas se vestem com todos os tipos de roupas que se pode imaginar, fazem diversas cirurgias como pintar a pele de outra cor, tingir o cabelo de cores escandalosas e fazer loucos penteados, fazer surgir pelos iguais aos de um gato, enfim: tudo em nome da moda.

Podemos concluir pelo que vemos hoje e pelas análises desses autores que futuramente a moda mudara muito o ser humano e preencherá um espaço imenso em nossa sociedade.

Vejamos alguns fatos sobre a louca indústria da moda na nossa sociedade atual: 
Uma cantora louca que usa um vestido feito de carne de verdade e sapatos com metros de altura.
Tente contar quantas garotas com cabelos coloridos que você ver em uma semana e tente se lembrar de quantas você viu em alguns anos atrás.

Parece que não falta muito para chegarmos perto da moda de Jogos Vorazes e Feios.


Tecnologia:

As pessoas amam coisas flutuantes.

Aeroplanadores, pranchas que flutuam...

Será que veremos alguma super expansão no novo mercado de meios de locomoção nos próximos anos?

Não sei se sou só eu mas acho os nossos carros muito ultrapassados. Olhe quantas coisas já construímos e mesmo assim continuamos nos prendendo em petróleo e rodas? 
Mesmo que a humanidade continue por muito tempo usando esses imensos pedaços de metal por muito tempo um dia ela terá que mudar seus hábitos. Estamos muito perto de uma guerra por energia e petróleo; e o que mais utiliza energia e petróleo do que os nossos carros.
Isso sem citar a poluição gerada pelos mesmos. Logo a preocupação com a poluição do nosso planeta vai parar de ser apenas uma fachada dos países e empresas para acalmar ambientalistas e a população e virá a ser uma verdadeira preocupação global. Quando isso chegar, talvez seja a hora de os nossos atuais meios de transporte irem embora.

Meios de transportes que se locomovem graças a força do electromagnetismo:

Vendo no nosso mundo atual: Já não temos o trem bala que funciona com esse princípio? Quem sabe se poderemos fazer algo como uma malha metálica iguais as cidades de Feios e meios de trasporte que flutuem?. Se isso algum dia chegar, finalmente teremos os nossos tão sonhados carros voadores...

Guerras:

Quando pensamos que o mundo de feios é perfeito e finalmente nós alcançamos a paz mundial vemos que tudo não passa de uma fachada. 
O sistema desmorona e acontece uma guerra graças a Tally Youngblood.
O mesmo em Jogos Vorazes.

Por que temos que sempre estar em guerra? A humanidade nunca sanará de ver seus iguais em meio a sangue e destruição? Não creio que isso algum dia seja plenamente resolvido. A natureza humana é procurar algo seja bom para você. A verdade é que nós não nos preocupamos com os demais. Não estou certo de que podemos mudar nossa natureza.

Vamos fazer uma breve comparação do sistema de Jogos Vorazes com o Nazismo:

Enquanto o povo da capital (alemães puros) viviam em perfeitas condições com pouca pobreza e uma qualidade de vida melhor, o povo dos distritos (judeus, alemães não-puros, etc...) eram tratados horrivelmente, forçados a trabalhar para os da capital (alemães).
O povo da Capital (alemães) adoravam ver os povos dos distritos (judeus, etc) sofrerem nos Jogos Vorazes (campos de concentração, humilhações públicas, etc...)
*Claro que existem exceções mas em sumo é isso

Se já aconteceu, por que não poderia acontecer no futuro?
Por que a humanidade não poderia ter achado enfim um jeito de manter a paz mundial? Criar uma cirurgia para deixar as pessoas lentas, sem criatividade, e transformá-las em seres iguais para que nunca mais possa haver guerras? Isso é uma boa solução, se excluirmos o fato de que esses seres transformados não são mais humanos.




Jogos Vorazes e Feios estão muito bem interligados, tem várias diferenças mas os dois são demonstrações perfeitas do quanto a humanidade pode ser desumana.




2 comentários:

  1. Eu não li Jogos Vorazes, mas já li "Feios" e "Perfeitos" são MUITO bons, e na época nem sabia do que tratava-se o enredo, comprei pois era um vira-vira, mas quando o li, achei um enredo beeem legal, me supreendeu muito.
    http://www.literamore.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir